sábado, 4 de outubro de 2008

JARDIM EL CAPRICHO - MADRID, 28 SETEMBRO 2008





No final do século XVIII e princípio do século XIX, Madrid chegou a contar com uma série de vilas suburbanas que circundavam a cidade num raio máximo de 10 quilómetros. O processo de formação de quase todas estas foi praticamente o mesmo. Inicialmente eram hortas com modestas edificações ou simples casas de lavoura, que foram sendo ampliadas e renovadas ao mesmo tempo que iam aparecendo os jardins.

Em 1783 os Duques de Osuna compraram uma quinta, situada na vila de Alameda e no ano seguinte Pablo Boutelou um dos melhores jardineiros da corte, apresentou um projecto para a ordenação do denominado Jardim Baixo, que por essas datas era o eixo principal da quinta.

Três anos depois, a condessa contratou Jean Baptiste de Mulot com a condição de não trabalhar para outras casas do país. Mulot vinha da corte de Maria Antonieta e conhecia perfeitamente o Petit Trianon de Versalles. Para a duquesa idealizou um projecto paisagista de estilo inglês cujos traços gerais realizou durante a sua estadia em Espanha assim como o começo das obras de Albejero e do santuário. Quando este se foi em 1795 a Alameda ficou a cargo do jardineiro francês Pierre Prevost e do pintor e cenógrafo italiano Angel Maria Tadey. Entre 1792 e 1796 foram levadas a cabo obras no palácio ficando dita construção a cargo dos arquitectos Manuel Machuca Vargas e Mateo Mediana sucessivamente. Em 1807 a invasão francesa obrigou a duquesa a mudar-se para Cádis. Com o regresso ao trono de Fernando VII, a duquesa recuperou o seu capricho e em 1815 ordenou a construção do Casino de Baile seguindo o projecto do arquitecto António López Aguado.Após a morte da duquesa, o seu neto encomendou a este arquitecto a realização de dois monumentos, um em memória à duquesa, “Exedra de la Plaza de los Emperadores”, e o outro em memória do duque, “La Isla de Lago”
Até ser adquirida pela Câmara Municipal de Madrid em 1974, a quinta de “La Alameda de Osuna” passou por diferentes proprietários e em 1985 foi declarada Património de Interesse Cultural, factor que tem sido fundamental na recuperação e restauração integral deste conjunto que representa o mais original e consumado exemplo de vila suburbana do século XVIII em Espanha, para além de ser um dos poucos exemplos de jardim paisagista que existe hoje em dia em Espanha.

In "www.turismomadrid.es"

Quanto ao concerto posso dizer que foi interessante. Clássicos de Jazz, bem interpretados, e o facto de ser curioso assistir a um concerto num jardim lindissimo ás 12h30m. Depois do concerto segue-se.... o almoço

Sem comentários: